ENSAIO SOBRE CLARA DOS ANJOS, DE LIMA BARRETO: ROMANCE

 




O capítulo quatro do romance Clara dos Anjos deixa a entender as intenções de Cassi Jones de seduzir a menina de 17 anos. O sedutor, passado dos 30 anos, pretende tirar vantagens da menina e os alunos do segundo ano do Ensino Médio foram incentivados a compor “um novo fim para o capítulo”. Seguem as composições de nossos autores.

Parabéns às famílias e a tod@s que se empenharam nessas novas produções textuais.

 

Hoje, romance fantástico da aluna Julia Freitas Felix dos Santos, da turma 2B. O personagem escolhido foi a Engrácia

Boa leitura!!!

08/04/1905

Escutar aquele chorinho meio escandaloso, avoaçado, ingênuo, amedrontado a valer,  mudou tudo. A imagem de minha mãe estava a minha cabeça todo momento, queria ser um pouquinho do que ela foi para mim para a minha boneca, Clara.

Estava a ler um de meus livros preferidos, de quando era miúda, até que uma água começou a sair de minhas pernas, achei que estava a fazer necessidades, porém junto veio uma dor insustentável. Joaquim não sabia o que fazer, se me levava ao hospital ou se berrava no meio da rua pedindo ajuda. No final, com ajuda de alguns vizinhos, fomos para ao hospital, que nunca pareceu tão distante mesmo estando 5 quadras de lá de casa.

Depois da entrada no recinto de embagarrigadas foi tudo muito ágil, o doutor chegou a falar para manter a calma e fazer muita força. A vontade de encontrar o miúdo que estava a vir era tão grande que toda a dor foi transformada em desejo de conhecê-lo. Meu marido segurou minha mão e dizia em meus ouvidos tudo que eu precisava escutar, que nosso filho estava a chegar.

Quando o doutor falou estava quase saindo, botei toda a minha energia, só parando ao escutar um choro, e Joaquim gritando avoaçado “é uma miúda! ”. Ao admirar “minha obra” em meus braços, entendi que tudo o que faltava em minha vida era ela.


Fonte da imagem: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:LimaBarreto.jpg>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores