ENSAIO SOBRE CLARA DOS ANJOS, DE LIMA BARRETO: ROMANCE




O capítulo quatro do romance Clara dos Anjos deixa a entender as intenções de Cassi Jones de seduzir a menina de 17 anos. O sedutor, passado dos 30 anos, pretende tirar vantagens da menina e os alunos do segundo ano do Ensino Médio foram incentivados a compor “um novo fim para o capítulo”. Seguem as composições de nossos autores.

Parabéns às famílias e a tod@s que se empenharam nessas novas produções textuais.

 

Hoje, romance fantástico da aluna Isabella Villardo, da turma 2B.

Boa leitura!!!

“Quando todos se foram e Clara recolheu-se a seu quarto, que dava para a sala de jantar, Joaquim e a mulher ficaram nela, comendo ainda alguma coisa que sobrara. Foi então que Engrácia disse para o marido:”

–Agora que todos já se foram, acho que precisamos ter uma conversa sobre o senhor Cassi Jones.

O marido franziu a testa:

–Que conversa o que mulher, não há nada a ser dito. Ele não entra mais nesta casa e olhe lá. E suponho que você concorde comigo, sim?

–Sim, eu concordo com você, mas acho que devemos explicar a Clara o porquê, ela encantou-se com presença dele, vi o brilho em seus olhos.

Nisso Joaquim fechou os olhos e teve uma leve reflexão, quando os abriu soltou a seguinte afirmação:

–Então amanhã conversamos com ela, por hoje deixa ela descansar. Você tem razão, ela deve saber as verdades sobre o Cassi. Clara não é mais uma menininha, saberá tirar as suas próprias conclusões a respeito daquele canalha.

Sua esposa que até então já havia se levantado, para finalizar esta conversa disse:

–Isso, só espero que ela não tire as conclusões erradas. Não quero ver minha filha sofrendo por um cara como aquele, se afastar dele seria o melhor a ser feito. Enfim, amanhã conversamos, por agora acho melhor irmos dormir um pouco, quando acordar eu arrumo a casa.

Joaquim concordou fazendo um gesto com a cabeça, levantou-se parando na cozinha apenas para deixar o pote e em seguida encaminhou-se junto a esposa ao quarto que ambos dividiam. Clara não conseguiu pregar os olhos imaginando as possíveis verdades que seus pais lhe contariam a respeito do misterioso Cassi Jones, pois chegara a ouvir toda a conversa que eles tiveram na sala de jantar.

 

Fonte da imagem: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:LimaBarreto.jpg>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores