DESAFIOS DA MULHER
Organizado por Alexandre Lima
No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, a data, que marca a luta por justiça social, não pode ser esquecida por mulheres e homens. Mais do que nunca é momento de refletir sobre os desafios da mulher. É tempo também de celebrar nomes como o de Malala e de tantas outras que se tornaram ícones na luta por igualdade. Por isso, apresentamos algumas opiniões dos alunos da turma 73:
“Quando Malala começou a lutar pelos seus direitos, tinha apenas 10 anos. Mesmo nova, teve que descobrir, da pior forma possível, que ser mulher não é fácil. Muitas mulheres e meninas lutaram e continuam lutando muito para que consigam ter os mesmos direitos dos homens e a Malala quase morreu por isso.”
(Gabriela de Castro dos Santos Silva, 73)
Fonte imagem: <https://www.flickr.com/photos/150772580@N07/40689854441/>.
Infelizmente, essa é a dura realidade na qual vivemos. Para quem puder indico a série Aruanas, na qual mulheres são as principais protagonistas (e heroínas)
ResponderExcluirmuito triste ver essas mulheres que passam e passaram por grandes desafios na vida, por que elas querem/queriam o seu direito e o de todos.
Excluire muito triste ver isso acontecer
ExcluirRealmente, nós, mulheres precisamos lutar muito diariamente. Já temos algumas vitórias no mundo mas ainda há muita luta para ser lutada. Ser mulher não é fácil, ouvir 'piadinhas' na rua, ter menos "importância" em locais de trabalho, ter que lutar várias vezes a mais que um homem para conseguir o que quer, ser colocada como "diferente" por causa de seu gênero. A luta ainda não acabou.
ResponderExcluirLara Rivello - 72
eu não entendo diretamente as dificuldades (socialmente e fisiológicamente falando) das mulheres pois não sou uma eu mesmo, mas eu sei que a situação não é exatamente boa, considerando que tem mulheres sendo mortas apenas por seu gênero, ou por expressar suas opiniões, ou por apoiar algo,e isso é um problema que existe na nossa sociedade a centenas de anos, e está melhorando de forma extremamente lenta, mas pelo menos está melhorando um pouco. (mesmo com vários países e famílias ainda tendo uma mentalidade do passado, evolução é um processo basicamente inevitável, e acontece com o tempo, e eu espero que a nossa situação melhore.)
ResponderExcluirmuito triste de verdade ver que mulheres passam/passaram por essa situação, isso prova que estamos longe de uma evolução, por isso que as escolas precisam aprofundar esse tipo de assunto junto com os alunos.
ResponderExcluirIsso realmente é muito triste, porque por exemplo Malala lutava por um direito que deveria ser muito normal para todas as pessoas independe do gênero e ela quase foi assassinada por isso. Saber que as as mulheres correm risco de morrer por lutar pelos seu direitos é muito ruim.
ResponderExcluirEu sou um homem, então nunca vivenciei uma situação de descriminação de gênero, mas por viver com 2 mulheres já vi essas situacoes muitas vezes. É triste pensar que muitos pensam que a luta da mulher por igualdade é por privilégio, quando elas são mortas, espancadas, assediadas e objetificadas apenas por sua identidade de gênero.
ResponderExcluirInfelizmente, essa é a dura realidade na qual vivemos, nós mulheres precisamos lutar muito diariamente, ser mulher não é fácil, ouvir “piadas” na rua, ter menos "importância" em locais de trabalho, ter que lutar várias vezes a mais que um homem para conseguir o que quer e conseguir empregos. Malala foi uma grande guerreira enfrentando homens machistas que proibiam as mulheres/meninas de ter um direito obrigatório que é o de ir para a escola, Malala lutava por um direito que deveria ser muito normal para todas as pessoas independe do gênero e ela quase foi assassinada por isso. -Gabriella Xavier 72
ResponderExcluirInfelizmente essa é a realidade na qual vivemos todos os dias, com uma desigualdade social enorme contra todas as mulheres do mundo. Isso é uma grande injustiça, pois todos nós somos iguais: homens e mulheres.
ResponderExcluirMulheres também em seus trabalhos ganham um salário menor do que homens executando a mesma função.
É essa é a realidade do Brasil e de muitos outros países. As mulheres tem seus direitos diariamente contestados e invalidados apenas por sermos MULHERES. Uma mulher pode estar trabalhando no mesmo setor que um homem, com a mesma função, fazer as mesmas coisas e mesmo assim ganhar menos.
ResponderExcluirAlém de todas as outras dificuldades das quais passamos, uma simples saída na rua é motivo de medo! Medo de ser assediada, julgada, e coisas até piores. As mulheres lidam com isso desde de pequenas, não importa se temos 7 ou 40 anos, esse medo existe na mesma intensidade.
O Brasil deveria mudar, quer dizer, o Mundo deveria mudar. Não dá mais para viver assim, queremos ser respeitadas e ouvidas, não ridicularizadas e amedrontadas. A gente só quer viver em paz.
É muito triste a realidade que vivemos. Quando saímos de casa temos medo de ser assediada ou sequestrada.
ResponderExcluirMesmo nos dias atuais, a mulher não tem os mesmos direitos que os homens. Existe uma desvalorização tanto no aspecto profissional quanto social.
ResponderExcluirCom isso, as mulheres recebem salários menores que o dos homens e etc.
Os desafios da mulher vem mudando com o passar do tempo. Uma das principais conquistas foi o direito de votar. Atualmente, vemos que as mulheres acumulam tarefas em casa e no trabalho mas, não tem direito aos mesmos salários que os homens e são poucas oportunidades de conquistar cargos de chefia. Devido a pandemia e o isolamento social, aumentou o índice de feminicídio. O machismo no Brasil vem crescendo mais e mais, e as consequências não são só para as mulheres, quando uma mulher é vítima de feminicídio, a família e a sociedade também são.
ResponderExcluirLara Silveira de Lima- Turma. 73
Isso é muito triste porque deveríamos ter direitos iguais não importa o gênero, só que os homens acabam tendo mais do que as mulheres, essa opinião vem do pensamento que "a mulher é fraca", entre outras coisas, e é uma coisa que se espalha, isso é algo muito triste que não tem uma solução direta.
ResponderExcluirOs desafios da mulher vem mudando com o passar do tempo. Uma das principais conquistas foi o direito de votar. Atualmente, vemos que as mulheres acumulam tarefas em casa e no trabalho mas, não tem direito aos mesmos salários que os homens e são poucas oportunidades de trabalhos
ResponderExcluiré muito triste essa realidade que vivemos, com uma alta desigualdade de gêneros, uma grande tragédia, temos que cuidar para isso não acontecer em uma larga escala novamente.
ResponderExcluirAs mulheres têm muitos problemas e desafios na vida como assédios, violências e etc.
ResponderExcluirMas na minha opinião as mulheres não ganham menos que um homem somente por ser mulher. Por exemplo: uma mulher que EXERCE A MESMA PROFISSÃO QUE UM HOMEM TEM O MESMO RENDIMENTO, tem o mesmo salário que um homem(ou deveria ter).
Outro exemplo : minha mãe que é atendente e caixa de uma pizzaria recebe mais que a pessoa que faz a pizza.
Realmente é muito triste saber que muitas mulheres sofrem discriminação todos os dias não importa se é no trabalho, em casa, na rua, sempre vamos ouvir alguma coisa, a maioria das mulheres tem medo de sair na rua por conta do assédio, independente da idade, pode ser uma criança ou uma mulher adulta, sempre vamos sofrer com isso. Ser mulher é lutar diariamente sobre os seus direitos na sociedade, saber que nós temos que ter os mesmo direitos dos homens, e que não somos menos eficientes só por ser mulher.
ResponderExcluirO desafio de ser mulher é todo dia acorda sabendo que o mundo vai te julgar somente por ser mulher. É saber que se você quer alguma coisa, vai ter que lutar muito para consegui. Ter voz na sociedade que esta envolvida de machismo é muito difícil, por isso nos mulher não podem nos calar!
ResponderExcluirSer mulher é muito difícil, acorda sabendo que todos vai te julgar pelo simples fato de você ser mulher. É saber que se você quiser alguma coisa, vai ter que batalhar muito para consegui. Não podemos nós calar mesmo sabendo que ter voz nessa sociedade machista é muito difícil.
ExcluirSer mulher é muito difícil, acorda sabendo que todos vai te julgar pelo simples fato de você ser mulher. É saber que se você quiser alguma coisa, vai ter que batalhar muito para consegui. Não podemos nós calar mesmo sabendo que ter voz nessa sociedade machista é muito difícil.
ResponderExcluirO mundo está cheio de preconceito, o com mulheres é um dos maiores é com mulheres, os homens ganham muito mais do que as mulheres como: salário, empregos, etc. O preconceito tem que acabar isso vai fazer a humanidade chegar a ruina.
ResponderExcluirEssa é a dura realidade na qual vivemos, na qual o homem é melhor que a mulher e etc. Não podemos mais viver assim, esse mundo com pessoas "burras" passa uma visão machista e de que as mulher são inferiores aos homens, infelizmente. Todas as mulheres tem direto de serem independentes e livres.
ResponderExcluirA luta por direitos iguais já é muito antiga e é muito triste que até agora em 2021, em pleno século 21, isso ainda é um assunto que tem que se discutir. Os direitos de todos os homens e mulheres deveriam ser iguais por princípio. A Malala é um exemplo entre tantas outras, que dedicam e dedicaram suas vidas pela conquista dessa igualdade. Não tem porque ser diferente.
ResponderExcluirmuito triste ver essas mulheres que passam e passaram por grandes desafios na vida, por que elas querem/queriam o seu direito e o de todos.
ResponderExcluirÉ muito triste a nossa realidade. Ter medo de sair da rua de noite, ter medo de vestir uma roupa para não ser assediada, ser julgada por ser mulher...
ResponderExcluirEla era apenas uma criança, queria aprender, não tem motivos pra proibirem mulheres de estudar apenas por ser mulher, Malala lutou por seus direitos e não desistiu até o final, e conseguiu.
ResponderExcluir