PROBLEMA SOCIAL: A FAMÍLIA TRADICIONAL BRASILEIRA por Rodrigo Maciel
PROBLEMA SOCIAL: A FAMÍLIA TRADICIONAL BRASILEIRA
Por Rodrigo Maciel
Ah... A tradicional família Brasileira...
O pai, na maioria das vezes, um ''homem de bem''. Casa, carro, trabalho, faculdade, filhos, hétero. A mãe, ao lado do marido, ajudadora do lar, cozinheira de mão cheia. Filho, pai com 17 anos, abandona a escola ou, na minoria das vezes, termina o Ensino Médio e vai trabalhar com o pai na empresa.
A hipocrisia da sociedade me enoja. É claro que essa não é totalmente realidade de todas as famílias ou da maioria, mas é a realidade com que mais tive contato ao longo da minha trajetória aqui na terra.
É contra o aborto, mas abandonou sua esposa com a criança recém-nascida, né? É contra a maconha, mas seu filho está usando a mesada que o senhor dá para ''apertar um''. É contra gay, mas no fundo do seu coração você se identifica, ''um pouco''.
A hipocrisia paira sobre o ar desse país. Mas ao longo desses últimos dois anos, consegui perceber que as pessoas estão se contradizendo até demais...
Todo mundo tem aquele tio que fez faculdade particular, é de direita, em 1984 era de esquerda por causa do movimento de Diretas Já, mas ele viu que aquilo tudo era besteira e deixou o Capitalismo invadir a sua mente e só conseguir ver uma coisa: dinheiro.
Otário sou eu em acreditar há muito tempo em falácias como esta ao longo da vida. Esse papo de ''Quando você começar a trabalhar, a sua mente vai mudar'', não cola mais. De fato, muda; todo dia vemos um adolescente, que perde a mãe na comunidade, ou o pai é morto, sendo aliciado pelo tráfico para dar, como eles mesmos dizem, ''uma vida melhor para a minha família''. A maioria deles não fica vivo nem por 1 ano.
Contudo, acredito que, ao longo da vida, nós vamos nos construindo. Construindo uma identidade. Ela não vai determinar quem nós somos pelo resto da vida, pois, nós somos máquinas feitas para atualizar. Em cada ano, nós vamos crescendo e amadurecendo. A única coisa que pode mudar consideravelmente são as influências sociais, ou seja, as pessoas com quem andamos.
Em suma, a falta de despreparo das pessoas hoje em dia, tanto para votar quanto para arranjar um trabalho, vem de um relaxamento da geração anterior com os filhos. Acho que depois de viver um período rígido de ditadura no país, tem até um perdão. Mas se os pais de hoje são assim, alienados, fanáticos por políticos, como será a próxima geração? A geração que tem tudo para preservar o meio ambiente, construir uma sociedade melhor com valores morais e cívicos totalmente acessíveis?
Fica a reflexão.
Fonte da imagem: <https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Seis-membros-da-fam%C3%ADlia-vetor-silhueta/74023.html>
Comentários
Postar um comentário