13 de julho: Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente


13 de julho: Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente

por Angélica Castilho

Há dias o Jornal Nossa Voz posta artigos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a fim de divulgar não só a importância de termos uma lei voltada para as necessidades de segurança, saúde, bem-estar, enfim, para a proteção de crianças e adolescentes, mas também a importância de responsáveis, crianças e adolescentes conhecerem cada artigo dia a dia e terem tempo de pensar em cada um com calma, refletindo sobre a significância de cada aspecto.
Eu me perguntei: “Que pai e que mãe já leram o ECA?”, “Crianças e adolescentes conhecem o ECA?” São trinta anos da criação da lei e apenas ouvir falar não chega perto do que precisam os pequenos e os adolescentes.
Denuncie abusos contra crianças e adolescentes ao Conselho Tutelar de sua cidade, esse é órgão responsável por garantir os direitos e deveres dos menores de idade. No Rio de Janeiro, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) disponibiliza um site https://cmdcario.com.br/enderecos.php com contatos telefônicos e endereços de cada sede.
Que a comemoração desse dia seja consciente o suficiente para aplaudir as conquistas e continuar trabalhando para a total prática de cada artigo por livre e espontânea vontade de adultos brasileiros nas figuras do Estado, das famílias e da sociedade.
Fiquem bem,
Angélica Castilho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores