ENSAIO SOBRE CLARA DOS ANJOS, DE LIMA BARRETO: DIÁRIO
Os alunos do segundo ano do Ensino Médio foram incentivados a produzir uma página de diário a partir dos fatos ocorridos no capítulo cinco do romance Clara do Anjos, de Lima Barreto.
Hoje, a produção textual é do aluno Yan Cabreira Cunha, da turma 2D.
Boa leitura!!!
Diário da Clara dos anjos
25/05/1921
Querido diário, as coisas não estão fáceis. Já estou farta de minha mãe ficar confinada dentro de casa e só sair duas vezes por ano, ainda querendo que eu siga os passos dela. Não é justo! Enquanto eu vejo jovens da minha idade saindo com seus pais e mães, a minha quer ficar em casa evitando qualquer tarefa que requer um mínimo de esforço e tomando extra cuidados comigo. Ela ainda acha que sou uma bebezinha? Oras, Já tenho 17 anos! Eu sei me cuidar, e vou onde bem entender, não preciso ser vigiada a cada passo que eu dou. Mas de qualquer forma, eu vou sempre estar do lado da minha mãe, a apoiando.
Mudando de assunto, hoje fizemos novamente o dia das modinhas. Elas sempre me ajudam a criar teorias sobre o amor. Falando em amor, hoje, após uns quinze ou vinte dias depois do meu baile de aniversário, Cassizinho veio me visitar! Eu fui tentar falar com ele, mas minha mãe me obrigou a chamar o meu pai ao invés disso. Quando eu voltei, vi o meu pai encarando Cassi, parecia que estava olhando através da alma do pobre coitado, e quando fui me aproximar já era tarde demais, meu pai havia fechado a porta na cara dele. Caramba! Por que eles são tão injustos e grosseiros com Jones? Ele não fez nada de errado! Dona Margarida e meu tio são os mais cruéis com ele, chamam-no de coisas horríveis como: “devasso, um malvado, um desencaminhador de donzelas e senhoras casadas.”. Eu não acho nada disso, o acho um homem esforçado, delicado e modesto, espero que minha família entenda isso algum dia também.
Por hoje é só, vamos ver o que me espera amanhã, diário, até lá!
Fonte da imagem: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:LimaBarreto.jpg>
Comentários
Postar um comentário