Salve Chico!

SALVE CHICO!

por Angélica Castilho

Hoje é aniversário de Chico Buarque, carioca ilustríssimo que, de forma contundente, contribui para a cultura brasileira seja por meio da Música, do Teatro e da Literatura. 
Quem conhece apenas a faceta musical do artista precisa descobrir as peças teatrais, os romances e o primor Chapeuzinho amarelo, obra categorizada como infantil, porém, dona de uma proposta de enfrentamento e de coragem para crianças e adultos; afinal, quem não tem medo dos variados lobos da vida, entocados a cada curva, espreitando nossas fraquezas? A abra do Chico possui alguns eixos, mas o que mais me fascina é o da conscientização dos obstáculos e encorajamento para superá-los.
Quando assisti à Ópera do malandro em 2003, foi revelador! Já havia lido o texto, mas a palavra viva no palco possui uma dimensão única, plastifica ideias e emoções. Ainda consigo me ver no Teatro Carlos Gomes, 100% presa ao que acontecia no palco, cantando as músicas, vivendo tudo aquilo. Depois saí da Praça Tiradentes, fui caminhando até a Lapa (solo  sagrado! ) para aproveitar a noite. Não encontrei malandro algum lá, estavam e estão trajando ternos e gravatas nos Planaltos Centrais...
Agradeço por nos lembrar que apesar de... amanhã há de ser outro dia. Estamos necessitados de esperança e de persistência, nós que vivemos em um país castigado pelo egoísmo e pela desigualdade social. 
Parabéns, Francisco Buarque de Hollanda!  Que todos os orixás te abençoem!

Fonte da imagem: <https://www.flickr.com/photos/marinalwang/7173595278

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores