JOGANDO LENHA NA FOGUEIRA
Em uma analogia próxima, a parte da frase ‘’jogar lenha na fofoca ou corrigir estruturas” poderia facilmente se adequar à vida política.
Quantas pessoas que vocês conhecem que entram na política, realmente fazem o bem, batalham por um país melhor etc.?
Se eu contar minha experiência, acho que todos parariam de votar, rsrsrs... Brincadeiras à parte...
A questão abordada é extremamente importante. Hoje vocês facilmente veem pautas importantes como racismo, colorismo, uma boa parte do feminismo sendo desperdiçadas. Qualquer um pode chegar na internet e relatar ''a sua verdade'' para a massa de manobra que, na maioria das vezes, se enxerga como leigo no assunto.
As pautas e assuntos importantes para o crescimento da sociedade viraram palco midiático. Muitas das vezes, até a opinião negativa, cujo termo se chama ‘’hate’’, a palavra “ódio”, traduzido do inglês, que surge como expressão negativa ou contrária à publicação, vídeo etc., traz visualizações.
O antimarketing, termo utilizado para retratar a imagem negativa de uma marca que vem fazendo sua propaganda nociva propositalmente para atrair público, vem tomando forma nesses últimos tempos. O exemplo mais próximo é o programa Big Brother Brasil.
Na penúltima edição, a direção do programa permitiu assédios gravados. Obviamente, com a desculpa de que o jovem estava bêbado. Com isso, trouxe grande audiência para o próximo programa, pois o mesmo estava no paredão (lugar onde de 2 a 4 pessoas se encontram uma vez por semana por votação direta ou indireta para serem eliminados da casa).
Na última edição do programa, houve casos de discursos de ódio explícitos que fizeram mal a todos. Cenas pesadas de uma pessoa tratar a outra como inferior ou pior. Totalmente desnecessário e ardiloso. Só que, em vez da direção dar um basta nessas atitudes, que vieram também de pessoas que se dizem progressistas, ela deixou a lenha na fogueira. Assim, trouxe audiência.
Em suma, é importante ressaltar que nem sempre as pessoas que fazem essas denúncias vêm de boa-fé. É necessário darmos um basta nessa onda de cancelamento e refletirmos no que chegamos com todos esses discursos vazios e esse ‘’pseudomoralismo‘’.
Fonte da notícia comentada: <https://vogue.globo.com/lifestyle/cultura/noticia/2020/08/cultura-do-exposed-o-comportamento-digital-que-aponta-dedos-julga-e-oprime-sem-do.html>.
Fonte da imagem: <https://pixabay.com/pt/photos/incêndio-chamas-fogo-de-lenha-227291/>.
Comentários
Postar um comentário