SEMANA DO CONHECIMENTO PARA TODOS NÓS





por Lara Silveira, Rodrigo Vidal, Lucca Mascia, João Souza, Alexandre Lima, Angélica Castilho


Alunos do CAP-UERJ estão participando de aulas remotas desde o início da pandemia, mas isso não os impediu de encerrar o primeiro trimestre de 2021 de uma maneira diferente. A I Semana do Conhecimento do CAp-UERJ (ISC), realizada entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, ocorreu no AVA-CAp, mesmo ambiente onde são realizadas as aulas. Foi criado um espaço para os alunos terem autonomia para postar o que aprenderam durante o trimestre de forma interdisciplinar. 

Alunos e professores tinham acesso aos trabalhos dos anos de escolaridade de seu segmento. Nesse trabalho, foram abordados temas atuais, como racismo, pandemia, transporte público e tantas outras questões do cotidiano.

A forma de articular os conhecimentos desenvolvidos em sala também chamou a atenção. Foram utilizados recursos interativos, como cartazes e vídeos, o que deixou o passeio virtual mais interessante. Um dos cartazes que representa muito bem o recurso é o trabalho “O Desemprego na Sociedade Brasileira em meio a Pandemia” de Ana Beatriz Pereira Nogueira.

Dentre os trabalhos vistos, cabe citar, apenas para ilustrar, dois da turma 3C, o de Maria Lana Guedes, Theo Alves e Gabriel Gayani, ao abordar a realidade do motociclista de aplicativo, através de um poema, fazendo uma abordagem crítica da situação. Vale mencionar que o tema das relações de trabalho na sociedade foi abordado de forma diferente, com um tom mais informativo e igualmente crítico, por Felipe Avila, Gabriel Souza, Luiz Eduardo Pacheco, Thaís Castro e Yussi Cerri: a uberização.

O passeio pelos fóruns foi muito agradável, demonstrando como o aluno capiano é criativo e crítico frente os assuntos da atualidade. Foi possível formar um retrato sobre as preocupações dos alunos. Portanto, cabe afirmar que o conteúdo não se encerra em sala, passa a fazer parte da comunidade.

Alguns alunos apontaram a necessidade de um melhor esclarecimento sobre a atribuição de pontos, sobre a forma de orientação dos professores e sobre o prazo para submissão de trabalhos. Outro ponto que merece atenção é a proximidade entre eventos. A Semana do Conhecimento e a Feira de Ciências ficaram muito em cima: duas semanas seguidas de eventos. Assim mesmo, a I Semana do Conhecimento, por ser uma novidade na instituição, proporcionou o compartilhamento de trabalhos importantes para formação de estudantes cada vez mais reflexivos e participativos.



Fonte da imagem: <https://pixabay.com/pt/vectors/material-escolar-escola-cor-copo-3109465/>.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores