RECEITA DE FEIJOADA

  


Como hoje é o Dia do Chefe de Cozinha e como adoro feijoada, segue para vocês uma receita simples que tenho feito desse prato tão famoso. Acesse e confira: https://anamariabraga.globo.com/receita/feijoada-carioca/ 

Bom apetite!

 

O chapéu do chefe de cozinha é um traço único

 

Quem se pergunta o porquê de um chapéu como os de chefes de cozinha hoje pode ter sua resposta. Trata-se de indicar pela altura elevada do chapéu quem está em uma hierarquia superior aos outros cozinheiros que utilizam uma touca branca (toque blanche, em francês). Mas é claro, também é uma questão higiênica manter os cabelos cobertos e ter na cor branca uma forma de evidencia a limpeza.

O que se tem de registro sobre a origem de tal uso e modelo remonta ao século XVI em monastérios da Europa Ocidental: todos os fugitivos das invasões bárbaras passaram a usar chapéus pretos nos mesmos formatos de os usados pelos monges. Do disfarce veio a adesão por parte dos cozinheiros que lá também estavam passando a cinza e depois a branco, já no século XIX na França. Tanto a cor quanto a representação de uma posição elevada foram dadas nesse último momento por Marie-Antoine Carême (1784-1833).

Se deseja conhecer a história desse chef que não só deu a aparência para o chapéu que reconhecemos em chef de cozinha, mas mudou o rumo da gastronomia francesa, acesse: <https://www.connexionfrance.com/Mag/Culture/France-s-first-celebrity-chef-how-Careme-rose-to-the-top>. 


 

Fonte da imagem: <https://www.pinterest.ca/CHEFPL/chef-antonin-car%C3%AAme/>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores