TECNOLOGIA E HISTÓRIA: ALIADAS PARA NOS FAZER ENXERGAR ALÉM


 



Exposição em realidade aumentada mostra os 850 anos de história da Catedral de Notre-Dame de Paris. A iniciativa é da startup francesa Histovery, que já possui 20 projetos de realidade aumentada em museus e monumentos históricos. 

O projeto de trazer os principais acontecimentos que se passaram em Notre-Dame é especial, uma vez que o infeliz incêndio de 2019 causou inúmeras perdas e obrigou o fechamento da catedral para a reconstrução. Assim, enquanto o mundo espera Notre-Dame se reerguer, pode, ao menos, visitá-la por meio de reconstruções em 3D que não se limitam a representá-la em seu estado mais recente antes da tragédia, mas mostram sua evolução arquitetônica ao longo dos séculos. Os visitantes recebem um tablet chamado “histopad” que permite que se escaneie às chamadas “portas do tempo”, vinte e uma no total, cada qual apresentando um período da história do monumento.

A exposição acontece no Collège des Bernardins, em Paris, até 17 de julho,de forma gratuita, porém, ainda assim, inacessível para muitos de nós. A boa notícia é que está previsto que o projeto visite ao  menos 10 países ao redor do mundo, e há possibilidade que o Brasil seja um deles. 

Enquanto torcemos por uma confirmação dessa perspectiva, podemos ter um pequeno vislumbre da exposição no vídeo de divulgação postado na página do Collège des Bernardins no Youtube: https://youtu.be/tqGn98NPcW4

Que mais iniciativas como essa que aliam tecnologia à história surjam ao redor do mundo e, em especial, em nosso país. Com uma interatividade dessa natureza, se tornará cada vez mais raro que nossos jovens não gostem de história! 

 


Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/2022/06/03/exposicao-sobre-notre-dame-usa-tecnologia-da-realidade-aumentada-para-contar-historia-da-catedral.ghtml 

 

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/catedral-a-catedral-de-notre-dame-3599931/ 

 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores