O JORNAL CDD VIVE: A CAMINHADA



Vimos que o jornal CDD Vive, ainda com o nome A notícia por quem vive, foi fruto de um curso de Comunicação Comunitária oferecido pelo SOLTEC/UFRJ na Cidade de Deus. Daí surgiu a primeira edição do jornal (disponível em: https://issuu.com/portalcdd/docs/jornal_anpqv_vfinal_baixa).

Na segunda edição, a equipe do jornal participou do Edital Cultura da Paz e houve um aumento considerável na produção dos exemplares de mil para três mil. A expansão não parou por aí. Investiu-se em recursos que aprimorassem ainda mais o trabalho, como um computador, uma impressora, duas máquinas de fotografia. Além disso, investiram também na contratação de profissionais para a formação dos colaboradores do projeto.

Da 2ª à 12ª edição a equipe do jornal contou com a participação de oito integrantes fixos, que se dividiam entre seus compromissos pessoais e as tarefas do projeto. Na 13ª edição, o jornal contava com dez colaboradores e com mais de 4000 exemplares impressos.

Em meio às atividades desenvolvidas pela iniciativa, havia o Projeto Ações Locais, que consistia em oficinas sobre temas variados realizadas em escolas da Cidade de Deus.

A rotina de fazer jornal na comunidade Cidade de Deus não era fácil. Quando havia tiroteios, os integrantes eram impossibilitados de comparecerem aos encontros sem pôr em risco suas vidas. Levando em consideração essa realidade, a equipe optou por flexibilizar a questão da frequência nas reuniões.

 

Confira o vídeo produzido pelo próprio jornal CDD Vive, contando sobre essa trajetória:

https://youtu.be/KC_RC9gpcq8

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KC_RC9gpcq8

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores