ORIGEM DAS EXPRESSÕES #2: “171"


Quase todos os brasileiros já ouviram a expressão “171” alguma vez em suas vidas, geralmente, a frase inteira é “fulano é mó um 171” ou algo semelhante, mas será que vocês sabem de onde vem essa gíria tão brasileira? 

Parece estranho que a menção a três números indiquem que uma pessoa é mau caráter, que não merece confiança, entretanto a explicação é bem simples: “171” faz referência ao código penal brasileiro que no artigo de nº 171 trata sobre o crime de estelionato. Em termos simples, estelionato é o ato de enganar alguém em benefício próprio, causando prejuízos a vítima. Veja abaixo o artigo na íntegra:

  

“Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.” 

(Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10617301/artigo-171-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940

 

Curiosamente, esse artigo foi redigido em 1940, contendo em sua versão completa a menção a uma multa de “quinhentos mil réis a dez contos de réis”. 

A origem dessa expressão é certa e facilmente rastreável, mas ainda assim acreditamos que muitos não a conheciam. Gostaram de saber essa curiosidade? Quando algum conterrâneo nosso disser que não conhece nada das leis brasileiras, pode dizer a essa pessoa que ao menos o artigo 171 ela certamente conhece! 

 

Fontes da matéria:  https://super.abril.com.br/especiais/nao-marque-touca-a-origem-de-35-expressoes-populares/ 

https://www.significados.com.br/171/

https://www.dicionariopopular.com/171/#:~:text=Como%20surgiu%20essa%20gíria%3F,conseguir%20algo%20em%20seu%20benefícios.

 

Fonte da Imagem: <https://pixabay.com/pt/illustrations/hackear-fraude-cartão-código-3671982/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores