ORIGEM DAS EXPRESSÕES #2: “171"
Quase todos os brasileiros já ouviram a expressão “171” alguma vez em suas vidas, geralmente, a frase inteira é “fulano é mó um 171” ou algo semelhante, mas será que vocês sabem de onde vem essa gíria tão brasileira?
Parece estranho que a menção a três números indiquem que uma pessoa é mau caráter, que não merece confiança, entretanto a explicação é bem simples: “171” faz referência ao código penal brasileiro que no artigo de nº 171 trata sobre o crime de estelionato. Em termos simples, estelionato é o ato de enganar alguém em benefício próprio, causando prejuízos a vítima. Veja abaixo o artigo na íntegra:
“Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”
Curiosamente, esse artigo foi redigido em 1940, contendo em sua versão completa a menção a uma multa de “quinhentos mil réis a dez contos de réis”.
A origem dessa expressão é certa e facilmente rastreável, mas ainda assim acreditamos que muitos não a conheciam. Gostaram de saber essa curiosidade? Quando algum conterrâneo nosso disser que não conhece nada das leis brasileiras, pode dizer a essa pessoa que ao menos o artigo 171 ela certamente conhece!
Fontes da matéria: https://super.abril.com.br/especiais/nao-marque-touca-a-origem-de-35-expressoes-populares/
https://www.significados.com.br/171/
Fonte da Imagem: <https://pixabay.com/pt/illustrations/hackear-fraude-cartão-código-3671982/>
Comentários
Postar um comentário