LENDAS
No dia 22 de agosto, celebramos o dia do Folclore, expressão criada nessa data em 1846 por William John Thoms para designar as coisas feitas pelo povo. Isso inclui música, culinária, narrativas, costumes etc. Para não deixar passar uma data tão importante para nossa cultura, o estudante João Pereira de Souza Gemignani selecionou duas lendas presentes em nosso folclore.
Lenda do Lobisomem
A lenda do Lobisomem tem origem europeia. Ela retrata um monstro violento com formas humanas e de lobo, que se alimenta de sangue.
Acredita-se que, quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse último provavelmente será um Lobisomem.
Em algumas versões, a lenda apresenta outras características, como a manifestação do Lobisomem em crianças não batizadas.
A transformação do homem em Lobisomem ocorre nas encruzilhadas em noites de lua cheia por volta da meia-noite. Ao amanhecer, ele torna-se novamente humano.
Lenda da Cuca
De origem portuguesa, a lenda da Cuca está associada muitas vezes com o “bicho papão”. Ela é uma personagem muito temida pelas crianças, representada por uma velha feia e malvada com cara de jacaré que raramente dorme.
Sua personagem está associada com o rapto de crianças desobedientes e que não querem dormir. Por isso, a tradicional cantiga de ninar crianças diz: “Nana neném que a Cuca vem pegar”.
Escolhi falar do Lobisomem porque adoro eles e acho superinteressantes, gostei mais ainda depois de ter lido Harry Potter, O Prisioneiro de Azkaban. Escolhi também falar da cuca pois marcou um pouco minha infância já que minha mãe cantava para mim.
Fonte do conteúdo: <https://www.todamateria.com.br/lendas-do-folclore/>.
Fonte das imagens: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lobisomem.jpg> e <https://pixabay.com/pt/illustrations/drag%C3%A3o-crocodilo-monstro-r%C3%A9ptil-4412990/>.
Comentários
Postar um comentário