O corpo no esporte e os impactos da pandemia da Covid-19 no mundo esportivo: o que significa a vitória de um país numa Olimpíada?
por Rodrigo Maciel Vidal
Para começar, é preciso deixar claro o verdadeiro significado das Olimpíadas e o porquê ela não deveria ser realizada nesses tempos de pandemia do COVID-19. A priori, é de extrema importância ressaltar que as Olimpíadas têm um significado de alegria. Festa entre os povos, as nações, a união de todos em um só lugar festejando e competindo sadiamente entre si. Esse momento é importante para esquecermos das guerras no Oriente Médio, a volta do Brasil para o mapa da fome mundial, os casos de pessoas negras morrendo nas mãos dos policiais nos EUA, as ameaças de guerras nucleares entre China e os EUA, o covardíssimo presidente Joe Biden ao retirar suas tropas do Afeganistão “à moda Bangu’’, causando um conflito interno totalmente preocupante, entre outros.
Ao enfatizar isso, a forma de deixar pior esse “encontro das nações’’ é só mencionando que a população mundial está vivendo um dos piores, senão o pior momento de toda história. 4,44 milhões de vidas perdidas para uma doença misteriosa (Nenhum cientista sabe como funciona o vírus e por quem ele tem preferência.). Outro ponto interessante é o descaso dos governos ao promover um evento dessa estrutura dando opção dos participantes para se vacinar. O indivíduo já está se movimentando para outro lado do mundo, para levar a cepa viral de seu país para outro e ainda tem a possibilidade de escolher não se vacinar. O comitê olímpico deixou mais de 20% dos atletas irem sem se vacinar. Como se festeja a vida tendo os egoístas de plantão fazendo descaso de um vírus totalmente mortal? Ao promover esse tipo de evento, nós vemos o nível de egoísmo das nações não totalmente unidas. Outro ponto preocupante é promover esse tipo de evento com países necessitando de vacinas. O Brasil, por exemplo não possuía pelo menos 30% das pessoas vacinadas com as 2 doses ou dose única, na época. Em vez de agilizarem, o laboratório Pfizer e Sinovac doaram vacinas para o comitê olímpico.
A grande problemática poderia ser facilmente resolvida com uma gestão eficiente e que realmente respeitasse os direitos humanos. As pessoas reclamam do governo brasileiro, mas temos exemplos desses ao redor de todo o mundo.
É necessário considerar que a vitória de um país nas Olímpiadas significa, além do dinheiro com as conquistas das medalhas de ouro, prata e bronze, um legado de preparação, esforço físico, concentração e muito querer. Obviamente, vemos países que acabam tendo mais investimentos no esporte do que outros. Um grande exemplo é os Estados Unidos que estimulam os jovens antes do ensino médio a praticarem esportes para conseguirem bolsa em seus ‘’College’’. Uma faculdade inicial de 1 ano antes de escolherem sua profissão, em oposição ao Brasil, que vem sendo boicotado a cada ano, tanto em uma das áreas promissoras que é a pesquisa científica, quanto no esporte. Essa vulnerabilidade do país acaba favorecendo criminosos, que se passam por empresários de times grandes, querendo resgatar jovens necessitados de comunidades e que têm o sonho de virar jogador de futebol. Esses jovens acabam caindo no conto do vigário. O maior exemplo disso foi no final do ano passado, em que o clube Fluminense Football Club resgatou 13 garotos em um cativeiro no Rio de Janeiro, adolescentes de Alagoas, Paraná, Amazonas e Paraíba, entre 12 e 18 anos. Esses jovens vieram ao Rio de Janeiro com a autorização dos pais, após a promessa de que receberiam treinamento para inserção em grandes clubes do futebol carioca.
Em suma, o legado dessa Olimpíada será o sangue nas mãos dos apoiadores desse evento e também o fracasso de muitos por conta do momento. Os treinos foram totalmente prejudicados por conta da situação atual. Os atletas não puderam exercer seu treino rotineiramente e, assim, perderam todo o esforço desde 2016. Muitos tiveram de se reinventar. Treinando em casa, no apartamento, com instrumentos próprios. Assim, causando baixo rendimento na maioria.
Fonte da imagem: <https://pixabay.com/pt/illustrations/an%C3%A9is-ol%C3%ADmpicos-terra-mundo-olympia-1126613/>.
Comentários
Postar um comentário