Analfabeto político e desinformação: causas, consequências e reversões



por Rodrigo Maciel Vidal

 

No ano de 2015, o MEC (Ministério da Educação) perdeu 10 bilhões ou 10% do orçamento para aquele ano. Com o fim de amenizar o impacto, a então presidente do Brasil, Dilma Rouseff, escolheu o slogan “Pátria Educadora’’ como lema de seu segundo mandato. Como dizia Darcy Ribeiro, “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. A partir disso, é de extrema importância expor os fatos que acarretam crises no Brasil. Contudo, a mistificação de que “política é coisa de rico’’ afeta diariamente a sociedade Brasileira.

Em virtude de anos de desinformação causados por eventos históricos como, por exemplo, o golpe militar de 1964, a sociedade brasileira veio a se tornar refém de pessoas corruptas e inescrupulosas. Visto que, depois de anos de tortura, a mesma em 1985, se encontra livre de um regime cruel e antidemocrático. Entretanto, com sequelas talvez irreversíveis para pessoas dessa geração. Ademais, hodiernamente vemos que os antigos lutadores pela liberdade vêm se locomovendo contra todas as atividades progressistas. Assim, se deixando levar pelo comodismo do alcance social medíocre e pela falsa sensação de aquisição do poder.

O grande fato é: a lavagem cerebral que os governantes fazem na população. É possível, em uma análise simples, por meio do filme ‘’V de vingança’’, construirmos uma análise crítica da realidade social em que vivemos. O personagem ‘’V’’, inúmeras vezes insinua a verdadeira face da democracia. ‘’Não existe coincidência, apenas a ilusão de uma coincidência’’. Ou também, ‘’O povo não deve temer seu estado. O estado deve temer seu povo.’’ Sociologicamente, essa é a essência da democracia. O governo, em sua grande maioria, vai prezar pela retirada de informações da população para que muitos se adequem ao comodismo e fiquem à mercê dos mesmos. Ou seja: quanto menos informação, mais ignorância e assim mais a população se entrega ao seu domínio.

Para concluir, é de extrema importância que os estudiosos deem o primeiro passo para a reversão dessa ignorância em massa. Seria evidente que, para começar, é necessária uma extensa mudança interna de lutas contra essas autoridades. Além de mais políticas públicas com foco em projetos sociais que tratem de assuntos como a evasão escolar que, em seu maior número, é causada pela vulnerabilidade da sociedade em áreas mais pobres. Mas para que o governo troque, uma grande reforma política deveria acontecer. Algo estrondoso para que possa reestruturar nosso modelo social de vivência.


Fonte da imagem: <https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Marionete/86014.html>.

.

Imagem:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores