26 de abril: Dia do Goleiro

26 de abril: Dia do Goleiro

por Guilherme Fernandes de Jesus

A escolha da data por professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro  em 1975 é em homenagem a Aílton Corrêa Arruda, goleiro Manga, que nasceu em 26 de abril de 1937 e foi de times como o Sport do Recife, Botafogo e da Seleção Brasileira em amistosos e em Copas do Mundo.
Em nome dos muitos goleiros que defendem seus times com determinação e em nome dos que ainda virão, segue o depoimento de João Pedro, 13 anos:
“Eu jogo futebol há muito tempo, desde uns 8 anos. Tentei me encaixar em outras posições, porque meu pai sempre falava que ser goleiro só iria me prejudicar, por toda hora estar exposto a uma lesão diferente. Mas há uns 2 anos eu comecei a treinar como goleiro e foi a posição que mais me deu oportunidade e em que eu fui muito melhor do que jogando na linha.
No início, eu comecei a sofrer bastante por causa da minha altura, porque se tivesse um goleiro alto que agarrava mal, ele era escolhido, e eu, que sou baixo e particularmente agarro bem, eu nunca era titular. Mas eu percebi que tentando eu chegaria lá, e foi o que aconteceu: tive a oportunidade de treinar algumas semanas com um dos melhores treinadores do Rio de Janeiro, Felippe Fernandes, ele me ensinou demais.”
Parabéns para todos os goleiros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores