ENTREVISTA COM O GRUPO CIRCULARIDADES NA ESCOLA (PARTE 3)


O jornal Nossa Voz entrevistou o grupo de extensão Circularidades na Escola, falando especialmente sobre o tema assédio. A ação foi conduzida pela Profa. Larissa (História) e pela Profa. Joana (Artes), que nos falaram em nome da equipe do projeto. A esclarecedora conversa será reproduzida em nossas redes sociais em partes a partir de hoje. Confira!


Nossa Voz/Geovana: O que faz o assédio ser um assédio e não um elogio? (Geovana)

Equipe Circularidades: Acreditamos que três conceitos são importantíssimos para diferenciarmos essas duas questões: 1. Consentimento; 2. Constrangimento; 3. Hierarquia.

Um elogio não gera constrangimento, não ofende e nem objetifica  o corpo. Nesse ponto falamos de consentimento. Se há um flerte, uma conversa em que ambas as partes estejam se sentindo à vontade, não há problemas. Mas nada disso basta se há uma relação de hierarquia. Pode haver consentimento e a pessoa pode não estar constrangida, mas se existe uma hierarquia na relação, é assédio. Então, em linhas gerais, entendemos que assédio é quando uma pessoa desrespeita o espaço do outro/outra, age sem autorização (consentimento) ou usa de sua situação hierárquica para tratar a outra pessoa como objeto sexual.

Imagem de um dos cartazes feito pelo grupo Circularidades em sua campanha contra o assédio. 

PARA VER A PARTE 2 CLICK AQUI.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores