ENTREVISTA COM KELI REGINA SOBRE “SER MULHER”
Por Gabriella Xavier Rocha de Souza.
Neste domingo 21/11/2021.
Entrevistamos Keli Regina sobre ser mulher na sociedade nos tempos de hoje. Ela foi a escolhida por ser uma grande mulher, guerreira, mãe, única filha mulher entre 4 irmãos, enfermeira entre outros adjetivos.
Ser mulher no contexto atual é ter a liberdade de escolha, ter seu espaço e direito à voz, sem que sofra algum tipo de retaliação ou diminuição. Ser mulher é ser resistência, força e coragem. Poderia elencar diversos adjetivos ou pontos positivos de uma mulher, mas existe um que representa muito bem o gênero: batalhadora. A mulher moderna adquiriu maior liberdade de escolha e hoje pode optar por exercer um ou mais papéis na sociedade. A mulher contemporânea acumula vitórias como a sua inserção no mercado de trabalho, ampliação de sua liberdade sexual e reprodutiva, a conquista da independência financeira e dos direitos políticos. E por incrível que pareça ainda existem mulheres sem todos estes direitos.
Entrevista:
📣Gabriella (Entrevistadora) — Qual a razão para ocorrer a desigualdade de gênero?
🎤Keli (Entrevistada) — A principal razão para essa desigualdade são as diferentes escolhas profissionais entre gêneros. As carreiras que pagam melhores salários, como a engenharia, são tipicamente escolhidas pelos homens; enquanto as mulheres preferem profissões como a enfermagem, que pagam salários mais baixos.
📣Gabriella (Entrevistadora) — Como o machismo influencia a sociedade?
🎤Keli (Entrevistada) — O machismo traz prejuízos individuais e sociais para a mulher (assédios, menosprezo do feminino, violências em relacionamentos afetivos e outras relações sociais).
📣Gabriella (Entrevistadora) — Quais são os obstáculos da mulher na atualidade?
🎤Keli (Entrevistada) — As principais dificuldades enfrentadas por elas são abuso moral, assédio sexual, salário desigual, desvalorização do trabalho e baixa representatividade em cargos de liderança.
📣Gabriella (Entrevistadora) — Você acha que as mulheres devem denunciar casos de violência?
🎤Keli (Entrevistada) — Sim, e acho também que as medidas de justiça deveriam ser mais “pesadas” em relação a esses casos.
📣Gabriella (Entrevistadora) — Você acha que muitas mulheres não denunciam por medo de acontecer algo pior com elas?
🎤Keli (Entrevistada) — Sim, e mesmo com todo este medo, elas têm que procurar ajuda, existem sinais específicos que são dificilmente entendidos e que podem ajudá-las.
📣Gabriella (Entrevistadora) — Ser mulher na sociedade hoje em dia é fácil?
🎤Keli (Entrevistada) — Não. É muito difícil ser mulher hoje em dia, não só no Brasil, mas no mundo todo.
💢Violência contra mulher é crime, denunciem!!!
O Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848/40), em seu artigo 61, II, letra f, traz uma agravante, que limita o campo de abrangência, restringindo a violência contra a mulher na Lei específica.
Fonte da imagem: <> https://docs.google.com/document/d/1zZz1FxezYu-dkjvnTrnb5m07u-8Edngsb_7vilV9bC8/edit#
Comentários
Postar um comentário