UMA CARTA PARA A SOCIEDADE
Olá! Mais um texto construído pelos nossos alunos.
#tbt
#saudadesdocapuerj
#recordaréviver
#fiquememcasa
por Maria Fernanda Paz
Rio de Janeiro, 29 de maio de 2019.
Cara Sociedade,
Nós duas precisamos conversar. Escrevo essa carta para lhe informar do meu grande pesar em te ver nesse estado. Justo a senhora! Aquela que deveria representar a união de todos. Não entendo como pôde julgar e excluir pessoas por suas diferenças e ignorar que somos todos humanos. Há muito tempo as coisas não estão funcionando e precisamos mudar.
Andando pelas ruas percebo grandes abismos que nos separam. Tudo isso porque a senhora inventa diversos padrões para nós que não representam ninguém. A diversidade é muito bonita, e cada um tem a sua aparência, culturas e crenças. Mas, a senhora parece não concordar com isso. Por quê?
Vejo menina, ainda criança, se preocupando em conseguir o “corpo ideal”. O menino negro sendo humilhado por não ter uma “cor bonita”. A pessoa diferente é chamada de “doida” e o morador de rua é sempre o “preguiçoso”. O deficiente físico é visto como feio e as mulheres como fracas. Além de padrões, você ainda cria estereótipos? Isso é muito errado!
Se você quiser eu estou disposta a ajudar com isso; na verdade, o que mais quero é ver a diversidade sendo valorizada. Do jeito que a senhora está e comportando não dá mais! Muitos estão sofrendo com suas exigências. Apenas gostaria de saber, onde está a igualdade que você me prometeu?
Aguardo resposta,
Sua amiga Mafê
Rio de Janeiro – CAp-UERJ Data 17/06/2019 Fundação: 13/03/2018 Ano II - n º7
Fonte da imagem: <https://pxhere.com/pt/photo/706672>.
Comentários
Postar um comentário