ORIGEM DAS EXPRESSÕES #1: “CHORAR AS PITANGAS"
Grande parte das pessoas considera que estudar “português” é uma tarefa chata e ingrata, visto que muitos deixam a escola acreditando não terem aprendido de fato a usar sua língua. Esse pensamento é um equívoco, sendo o português nossa língua materna é evidente que todos os brasileiros a conhecem bem, talvez não tenham aprendido a usar com eficiência sua modalidade padrão, aquela descrita pelos gramáticos, mas definitivamente a conhecem o bastante para se comunicar e se expressar em seu dia a dia.
Assim sendo, as expressões que traremos nesta série são, com plena certeza, conhecidas da maioria de vocês, nossos leitores, mas talvez o que poucos saibam é a origem de cada uma delas. E essa atividade, acreditamos, que seja prazerosa, curiosa e, por vezes, engraçada. Os convidamos para embarcar nessa aventura nas nossas postagens de quinta-feira.
*CHORAR AS PITANGAS: LAMENTAÇÃO EXTENSA; CHORAR EM DEMASIA.
Nossa primeira expressão apresenta mais de uma possibilidade para sua origem. Essa situação é bastante normal para expressões populares, especialmente aquelas forjadas há muito tempo.
A primeira hipótese afirma que a expressão “chorar as pitangas" é uma forma abrasileirada da expressão portuguesa “chorar lágrimas de sangue”. Segundo Câmara Cascudo, no livro Locuções Tradicionais do Brasil, a fruta pitanga lembraria o formato de uma lágrima e sua cor vermelha faria referência a sangue.
Outra explicação associa o nome da fruta à palavra “pyrang”, que em tupi-guarani significa “vermelho”. E seu uso nesse contexto é explicado pelo fato de que quando choramos muito nossos olhos ficam extremamente vermelhos.
Uma outra possibilidade que também envolve a língua tupi-guarani seria a de que a palavra “pitanga” da expressão, na verdade, não viria da fruta, mas seria uma derivação mais fácil de pronunciar da palavra “pitang” ou “mitang” que significa “menino” nesta língua, de modo que “chorar as pitangas” seria “chorar feito menino” ou “chorar igual criança”.
Não é possível estabelecer com certeza qual seja a explicação verdadeira, até porque às três hipóteses podem se conectar, mas de qualquer modo o que sabemos como certo é que a expressão é brasileira, cunhada em nossas terras, tão nossa quanto a fruta “pitanga” presente nela.
Gostaram de saber as possíveis origens dessa expressão? Qual delas vocês acharam mais divertida? Deixem abaixo seus comentários, estamos ansiosos para lê-los.
FONTES DA MATÉRIA:
<https://veja.abril.com.br/coluna/sobre-palavras/de-onde-veio-a-expressao-chorar-pitanga/>
<https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/chorar-as-pitangas-ditados-populares-com-comida/ > Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
<https://super.abril.com.br/especiais/nao-marque-touca-a-origem-de-35-expressoes-populares/>
Fonte da imagem: <https://pixabay.com/photos/pitanga-brazilian-cherry-1395857/>.
Comentários
Postar um comentário