CLUBE DE CIÊNCIA: UMA FORMA PRÁTICA DE ENSINO


 

A menção a “clube de ciência”, geralmente, nos remete a uma realidade distante do nosso cotidiano brasileiro, nossas referências nesse assunto são filmes de Hollywood ou livros best-sellers do The New York Times. Essa situação ocorre devido a pouca prática desse tipo de didática em nosso país, entretanto uma escola em Belford Roxo vem transformando essa perspectiva. 

O Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro, implantou recentemente uma disciplina eletiva chamada de “clube de ciência”, que se efetiva no laboratório de ciências da instituição, na qual os alunos aprendem os princípios básicos da química e da física. Por enquanto, a disciplina é oferecida apenas aos alunos do primeiro ano do ensino médio e não conta com provas ou métodos tradicionais de avaliação, mas demanda dos alunos a elaboração de uma feira ao final do semestre, onde serão expostos os experimentos e conceitos que aprenderam nesse período. A resposta por parte dos estudantes tem sido muito positiva, eles elogiaram o fato de ser uma disciplina prática, que chama a atenção e que não cobra provas e avaliações mecânicas, tornam a aprendizagem mais dinâmica e prazerosa. 

Que mais iniciativas dessa natureza possam ser realizadas no Brasil!

 

Para mais informações veja: https://extra.globo.com/noticias/rio/clube-de-ciencias-faz-estudantes-de-belford-roxo-colocarem-mao-na-massa-25512665.html 

  

Fonte da imagem: <https://pixabay.com/photos/chemistry-baby-experiment-science-5632654/>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores