Quando a Fake passeia pelo Planalto
Quando a Fake passeia pelo Planalto
Oficina síncrona do Jornal Nossa Voz discute a fake news a partir de uma notícia envolvendo o presidente da república
Por Alexandre Xavier Lima.
A oficina, apresentada por Karine André, trouxe um exemplo de fake news – a suposta insegurança do voto eletrônico — assunto explorado em diversos gêneros jornalísticos, a começar por uma charge que critica a impressão de votos, apontando para o perigo/armadilha do voto identificado, ou seja, o voto de cabresto, expressão muito conhecida para designar o controle de votos por parte de grupos que compram os votos.
Lara Silveira chamou atenção para a causa defendida pelo atual presidente da república. “Ele quer trazer de volta o voto impresso” — diz a estudante, percepção que dialoga com o texto debatido na sequência, uma notícia sobre a investigação de supostas fake news do presidente sobre o voto eletrônico (leia a notícia em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58070438).
Recuperou-se na notícia os eventos e fatos que fundamentam a investigação sobre os ataques de Bolsonaro ao voto eletrônico. Esther Dias sinalizou para a necessidade de se combater os boatos com informação, para isso, a notícia construída por agências sérias atenderia justamente a essa necessidade.
Vale destacar como a desinformação divide a população. Um exemplo é a enquete do Senado sobre o voto impresso. Seu resultado sugere que quase metade da população pode estar sob a influência das desinformações.
Veja o resultado da consulta pública:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132598.
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/notícias-falsas-alternativa-fatos-5566205/
Comentários
Postar um comentário