Resenha sobre PONCIÁ VICÊNCIO

 


Gabriel Braga (T. 92, de 2023)

 

“Ponciá Vicêncio”, romance de Conceição Evaristo, me encantou do início ao fim.

Mineira nascida em 1946, Conceição usou muito de sua experiência para a escrita de seus livros - livros esses que eu lia na escola (ou pelo menos ouvia sobre). Sua importância para a literatura brasileira é extraordinária, pois em suas obras a autora sempre procura fazer reflexões sobre desigualdade e racismo. Assim sendo, pelo histórico da autora, eu já esperava a qualidade das reflexões que o romance memorialista Ponciá Vicêncio proporia.

O livro em tela conta sobre Ponciá, neta de ex-escravos e originada de uma comunidade rural. No livro, vemos sua vida e suas aventuras desde seu nascimento, com memórias embaralhadas com o presente - e isso se mostra na narrativa, quando nós a vemos na cidade e vemos a história de sua família em outros locais, ao mesmo tempo. Sonhadora e pensadora, desde o início, a protagonista debate sua identidade, seu lugar no mundo.

Apesar de esperar algo bom vindo de Conceição Evaristo, como um grande amante de história, o livro me surpreendeu. Em seu enredo, vemos claramente aspectos do coronelismo e resquícios da escravidão. O livro é importante demais para a atualidade, onde vemos um crescimento da ideologia racista e totalitária, que nos aproxima cada vez mais da 1° República, a velha.

Não somente os aspectos históricos, também a narrativa sobre a construção de identidade de Ponciá chamou minha atenção. As lembranças de sua adolescência me surpreenderam, bem como suas questões internas. Me identifiquei do início ao fim: Qual seria seu lugar no mundo, uma mente criativa que viajava pra outros mundos? Quem seria ela, a Ponciá Vicêncio?

 

(Estes textos são fruto da leitura do romance memorialista Ponciá Vicêncio e estão atrelados ao desenvolvimento argumentativos dos estudantes do nono ano de escolaridade. Turmas 92 e 94 de 2023, professora Silvia Guimarães.

Título Ponciá Vicêncio

Gênero do Livro: Romance memorialista

Editora: Pallas

Ano de Publicação: 2017

Número de Páginas: 120

Autora: Conceição Evaristo)

 

Fonte da imagem: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-plano-para-o-dia-brasileiro-da-consciencia-negra_76713818.htm#query=feminino%20negro&position=13&from_view=search&track=ais&uuid=56731006-c20c-4714-89ab-919ae18b9e54>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores