Resenha sobre PONCIÁ VICÊNCIO

 


Lara Santiago (T. 94, de 2023)

 

O livro Ponciá Vicêncio é um livro escrito por Conceição Evaristo na forma de um romance memorialista. O livro conta a história da protagonista Ponciá, desde o seu nascimento, transitando entre seu passado e presente.

No início da leitura deste romance, os sentimentos despertados em mim eram neutros. Eu pensei que este seria mais um para a lista de livros lidos, mas não! Percebi ao longo da narrativa certa similaridade com experiências vividas no mundo real por pessoas pretas.

Isso mesmo: Ponciá Vicêncio, apesar de ser uma ficção, traz para nós, leitores, experiências vividas pelo povo negro até hoje. Isso porque, atualmente, mesmo após a escravidão, vemos culturas escravistas persistindo e perseverando.

Alguns exemplos disso são que a personagem Ponciá segue rumo à cidade em busca de oportunidades, deixando sua família e terra natal para trás – terra natal onde eram explicitamente comandados por brancos, apesar da recente libertação dos escravos. Em direção à cidade, Ponciá segue esperançosa, apesar de lamentar por usa família que não pode acompanhá-la.

Perdendo-se em suas memórias, distanciando-se do presente e sem planos para o futuro, Ponciá observava sua vida passar pela janela e presa em lembranças, ela se sentia vazia e isso, no livro, tem muito a ver com formação e tentativa de descoberta de sua própria identidade – o que leva o leitor a pensar muito nestas questões também.

Assim como acompanhamos a vida da protagonista, paralelamente, “presenciamos” a vida de sua família (Maria, sua mãe, e Luandi, seu irmão). Apesar de separados e distantes os três ansiavam pela mesma coisa: um reencontro.

Esse livro não foi somente uma leitura, mas sim uma experiência. Por meio de críticas sociais colocadas nas frases a partir de “simples” escolhas de palavras, a narrativa traz aos leitores, de forma geral, realidades que, apesar de irreais nesta história, são completamente possíveis de acontecerem ou terem acontecido na vida real. 

 

(Estes textos são fruto da leitura do romance memorialista Ponciá Vicêncio e estão atrelados ao desenvolvimento argumentativos dos estudantes do nono ano de escolaridade. Turmas 92 e 94 de 2023, professora Silvia Guimarães.

Título Ponciá Vicêncio

Gênero do Livro: Romance memorialista

Editora: Pallas

Ano de Publicação: 2017

Número de Páginas: 120

Autora: Conceição Evaristo)

 

Fonte da imagem: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-plano-para-o-dia-brasileiro-da-consciencia-negra_76713818.htm#query=feminino%20negro&position=13&from_view=search&track=ais&uuid=56731006-c20c-4714-89ab-919ae18b9e54>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DO CONTO “O MENDIGO SEXTA-FEIRA JOGANDO NO MUNDIAL”, DE MIA COUTO

O Leão, Vinícius de Moraes

I Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores