A MODERNIDADE PRÉ HISTÓRICA: A INTERNET E SUAS ALGEMAS DE LUXO
Por Lana Santos
O ser humano desde os primórdios da sociedade é um animal social ,com a necessidade de contato com outros através dos meios disponíveis.
A fala, a escrita, as histórias e todas essas formas de comunicação são modos do ser humano mostrar seu verdadeiro eu para as pessoas, de se expressar e ser verdadeiramente e intimamente ouvido, e , a cada dia mais esses meios vão sendo aprimorados para facilitar e acelerar essa comunicação, e atualmente explicamos esse fenômeno pela globalização.
A Globalização é o avanço da comunicação dos indivíduos em escala Global por meio das tecnologias. A conversa virou por mensagem, o contato face a face virou chamadas de vídeo e, uma conversa sobre sua vida foi resumida em posts no Instagram, mas, na realidade, por meio da internet você mascara as pessoas, pois agora escolhemos o que queremos mostrar e como queremos nos mostrar ao mundo.
Nossa autenticidade como seres humanos foi perdida por nós mesmos, acompanhada de uma vida que não é nossa, da inveja e de uma ansiedade, principalmente na geração atual, que na pandemia foi submetida a obrigatoriedade desse contato próximo e distante durante uma idade onde estamos em formação de carácter e de crescimento pessoal.
em formação de seu carácter e de crescimento pessoal.
Submetidos ao contato somente tecnológico, entramos de cabeça em um lugar de conformismo onde mostramos uma realidade que não é a nossa e buscamos através da inveja o que é do outro. Uma instituição de saúde pública do Reino Unido ( RSPH ) fez uma pesquisa onde foi revelado que 70% dos Jovens falaram que o Instagram os fizeram se sentir ruins com sua autoimagem.
E, as empresas e até a escola também (de certa forma) ao buscarem se adaptar ao nosso mundo para nos entreter e compreender, acabam estimulando esse vício e nos fazem evitar o contato real, nos obrigando a viver em um mundo mascarado e enfrentar um estresse sutilmente espalhado. O discurso é o avanço das tecnologias, mas ao fazê-lo, nossa capacidade de enfrentar problemas, defeitos e discussões fica afetada, e somos vítimas desse mundo.
É una droga lícita que se espalha cada vez mais, viciando novas vítimas e atrapalhando nosso desenvolvimento e do que justamente nos faz humanos: O contato e a comunicação.
Uma mundo globalizado lindo e tecnológico sendo vendido enquanto mais pessoas ficam viciadas, sem saúde mental ou auto controle, se prendendo em sua realidade.
Se não nos alertamos sobre os limites que devemos ter com o contato e uso das redes ( pelos pais, escola e Estado), seremos consumidos pela internet e voltaremos a ficar presos numa caverna desenhando sozinhos na parede.
Fonte da imagem: <https://pxhere.com/pt/photo/595792>.
Comentários
Postar um comentário