Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2018

Parabéns, Caio Guimarães Silva!

Imagem
O aluno Caio Guimarães Silva da turma 82, atleta de Judô Federado, participou do Intercolegial, competição estudantil realizada nas dependências do Sesc e organizada pelo Jornal O Globo. Caio consagrou-se campeão, representando o Colégio CAp-UERJ. Parabéns, Caio! (Agradecemos pela colaboração de Regina Azevedo)

NOS REPRESENTA!

Imagem
Olá, leitores! Nosso último encontro, foi marcado pelo registo do que nos motiva a participar do jornal. Os alunos participantes desenharam o que representa o jornal para a comunidade capiana e, consequentemente, para cada um deles. Vamos às imagens!

TEATRO PARA OS PEQUENOS DO PRIMEIRÃO

Imagem
TEATRO PARA OS PEQUENOS DO PRIMEIRÃO O 1º. ano do Ensino Fundamental I partiu em uma aventura teatral no dia 09.11 (sexta-feira) no Sesc Tijuca e adoraram! Foi uma tarde muito divertida que proporcionou muitas conversas, cantorias e indagações sobre a vida. O musical infantil assistido foi Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças , uma história com foco na amizade, na valorização da música e, sobretudo, na perseguição dos sonhos, apesar dos mais temidos obstáculos aparecerem. Texto de Pedro Henrique Lopes e direção de Diego Morais.

Sinopse do filme A NOIVA-CADÁVER (2004)

Sinopse do filme A NOIVA-CADÁVER (2005) por Ritva Figueiredo A noiva-cadáver (ou Corpse Bride em inglês) é um filme stop motion de 2005, produzido por Tim Burton. Ele fala sobre um homem chamado Victor que iria se casar com Victória. Ele treina para a cerimônia em uma floresta e acaba sendo puxado para debaixo da terra por uma morta-viva em vestido de noiva. Essa animação é uma ótima dica para aqueles que ainda estão no clima do dia das bruxas!

Breve resenha: O extraordinário (2017)

Breve resenha: O extraordinário (2017) por Karlos de França (25/09/2018) Um belo livro que conta a experiência de vida de um garoto que passou por muitas cirurgias. Depois de tanto estudar em casa, ele vai pela primeira vez à escola. Esse livro também mostra a visão de seus parentes e amigos. Esse garoto sofrerá muito bullying durante seu período na escola, por causa de seu rosto mesmo sendo um garoto muito legal. Esse livro ganhou seu filme e os dois tentam ensinar o quanto o bullying é errado.

REBECCA SUGAR E SUA HISTÓRIA

REBECCA SUGAR E SUA HISTÓRIA Por Francisco Fernandes Na última edição, fizemos uma reportagem sobre Steven Universe, contando a história do desenho e sobre as gems. Nesse artigo, iremos abordar sobre a criadora “Rebecca Sugar”, que tem uma história bem interessante. Uma coisa interessante é que ela não começou a carreira na Cartoon com Steven Universe. Ela começou com ‘’Adventure Time’’ (Hora de Aventura). Steven é inspirado no irmão da criadora (Steven Sugar), que, segundo Rebecca, tem uma personalidade parecida com o personagem.

PATRIMÔNIO ESCOLAR

PATRIMÔNIO ESCOLAR por  Francisco Fernandes e Gabriel da Silva Em quase todas salas há pelo menos uma mesa ou cadeira em péssimas condições. Essas mesas que nós usamos foram compradas na gestão do Diretor Miguel. As condições das mesas e cadeiras começaram a piorar entre 2016 e 2017, durante a greve e crise do estado. Segundo a Diretora Maria Ignez Rocha David, a manutenção do patrimônio escolar ocorre pelo menos uma vez por mês, além da limpeza geral a cada 6 meses. Como a escola não tem dinheiro para comprar novas, os alunos podem colaborar mantendo a limpeza da sala – diz a diretora. O administrador, Marquinhos, por sua vez, disse que parte desses móveis tem 40 anos. Muitos acabam danificados mais rápido por causa de alguns alunos, pois não entendem o significado de patrimônio público e acham que não pagar por isso. Infelizmente todos pagam. O administrador ressalta a importância da sensibilização de todos.

RECEITA: PIZZA DE BERINJELA

Imagem
RECEITA: PIZZA DE BERINJELA por  Mayra Ingredientes: Berinjela, 100 g., de mussarela, 50 g. de presunto, 1 colher de sopa de molho de tomate, orégano (a gosto) Modo de preparo: Cortar as berinjelas em rodelas, jogar o molho, acrescentar presunto e mussarela por orégano e colocar no forno por 15 minutos.   E está pronto!

HALLOWEEN

Imagem
HALLOWEEN Por Mayra da Silva e Manuella Olmedo O Halloween tem suas raízes, ao contrário do que se imagina, no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows Eve”. Hallow é um termo para “santo”, e “Eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava até o século XVI a noite anterior ao dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Bruxas: As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo. Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da história de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada para o céu foi negada e no inferno também. A partir daí, a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras i...

MAIS PROFESSORES

MAIS PROFESSORES por Karlos de França Estamos chegando ao final do segundo trimestre e ainda há algumas turmas sem professores. Segundo a direção da escola, não há muitos professores em disposição, nem os que já estão na reserva, nem os que passaram ou aqueles que estão tentando se manter no CAp, porque o salário também está muito baixo. A UERJ está demorando muito na liberação dos documentos para alguns professores e isso está atrasando algumas matérias, que serão repostas assim que as turmas possam ter um novo professor.

Entrevista com a MP da azul

Imagem
Entrevista com a MP da azul (30/10/18) por Giovanna Gobbo e Vitória Medeiros JORNAL: Como foi a experiência de ter ganhado para ser chefe de bandeira? MP: Foi ótimo. Porque quando você tá na campanha nunca sabe qual a opinião das pessoas. Você está lá num ritmo frenético, só quer fazer a campanha direitinho e não sabe se vai ganhar ou não, você fica na dúvida. Eu chorei de emoção foi lindo. JORNAL: Como estão sendo os treinos MP: Estão sendo ótimos, a galera tá animada e tal, estamos jogando bem graças a Deus, está dando tudo certo até agora. JORNAL: Quais são suas expectativas para as olimpíadas? MP: São as melhores possíveis, nós queremos fazer uma participação maravilhosa, que todo mundo não se esqueça, fique tudo bem colorido e que todos se integrem. JORNAL: Tem algum recado para os alunos? MP: Que torçam bastante para a bandeira de vocês que dê a vida. Boa sorte a todos!

Entrevista com Baiana (chefe vermelha)

Imagem
Entrevista com Baiana (chefe vermelha) por Giovanna Gobbo JORNAL: Como foi a experiência de ter ganhado? BAIANA: "Foi ótimo, eu sempre quis isso desde pequena, mas também fiquei triste pela minha amiga Lívia, que acabou não conseguindo, mas ainda assim foi muito bom!” JORNAL: Como estão sendo os treinos? BAIANA: "Bem, na hora do recreio estamos fazendo mais jogos, e aos sábados fazemos mais fundamentos, algo para ensinar mais." JORNAL: Quais as expectativas para as olimpíadas? BAIANA: "Que todos participem, joguem, com vontade, sem ir como - ah, mais um evento do colégio"." JORNAL: Algum recado para os alunos? BAIANA: "Todos joguem, se esforcem, independentemente de sua bandeira."

DEPRESSÃO

Imagem
DEPRESSÃO por  Arthur Napole e Vitória Medeiros Não é por acaso que depressão está sendo tão retratada na escola. Todos nós sabemos que aluna da turma 81, Kelly, sofria dessa doença. Na depressão, existe um problema na quantidade ou na qualidade de alguns neurotransmissores, como a endorfina, dopamina, noradrenalina, serotonina e a acetilcolina. Isso atrapalha o funcionamento de vários neurônios em determinadas regiões cerebrais. A pessoa com depressão apresenta desânimo, tristeza, problemas com memória, variação de apetite (pouco ou muito apetite), variação de sono (pouco sono ou muito sono), falta de energia para atividades simples, perda do interesse sexual e, em alguns casos, o autoflagelo. Geralmente essa doença começa quando a pessoa está fragilizada emocionalmente e acontece algo que a deixa muito triste, isso é chamado de ‘’gatilho’’. Depois disso tudo, esperamos que você não ache que depressão é frescura, pois é uma doença crônica, ou seja, não tem cur...